quarta-feira, 15 de junho de 2016

#Day 8


Este dia foi voltado para a instalação dos led's. L.E.D é a sigla para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz. É um componente eletrônico que emprega a mesma tecnologia utilizada nos chips de computador. Tem como propriedade a transformação de energia elétrica em luz, visto que, essa transformação é feita de maneira diferente das lâmpadas convencionais, que utilizam filamento metálico, componentes químicos, entre outros. Em um led, tal transformação é feita direto na matéria, sendo assim chamada de Estado Sólido.

Algo muito interessante neste pequeno componente, é que as cores podem variar de acordo com a concentração de impurezas químicas adicionadas ao material semicondutor presente no led. Essa técnica é chamada de dopagem eletrônica, e é utilizada para tornar um material semicondutor mais condutor, porém de forma controlada. Como exemplo, se doparmos fosfeto de gálio com nitrogênio, poderemos conseguir um led de cor verde ou amarela, dependendo da concentração. Em suma, a cor de um led depende do cristal, e da impureza de dopagem dos elementos com que o led é fabricado.

Existem também os led's RGB (R de 'red' – vermelho, G de 'green' – verde e B de 'blue' – azul). São compostos por um “chip” que emite cada cor, e um microcontrolador, sendo assim possível fazer com que o led emita uma luz de cada cor, ou então duas ou três cores.

Em nossos olhos, existe a presença de dois tipos de sensores: os bastonetes e os cones.

Os bastonetes permitem que possamos perceber tons de cinza, e os cones, as cores. Os cones são baseados no vermelho, verde e azul, ou seja, o mesmo esquema RGB de um led. Ao emitir a luz de duas ou mais cores, a ilusão de ótica faz com que enxerguemos uma outra cor diferente dessas três, como exemplo, o violeta. Sendo os cones baseados no RGB, na realidade, o que estamos enxergando são somente as duas cores que estão sendo emitidas pelo led.


Confira aqui o vídeo: #Day 8!

←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário