segunda-feira, 13 de junho de 2016

#Day 7

Realizamos a troca do chassi, que provisoriamente era um pedaço de papelão, e agora o trocamos para um de madeira, devido à sua maior resistência. Para tanto, foi utilizado o Cianoacrilato (popularmente conhecido como Super Cola, ou Super Bonder – Marca da Henkel), que é um tipo de adesivo, criado acidentalmente por Harry Coover em 1942. É solúvel em acetona, permitindo a descolagem de objetos que foram colados acidentalmente. Possui resistência mecânica semelhante ao do acrílico. Abaixo, podemos conferir a fórmula estrutural do Cianoacrilato de Metila, principal componente dos adesivos de Cianoacrilato.
Fórmula estrutural do Cianoacrilato de Metila

O chassi também foi preparado para a instalação dos leds. Para tanto, é necessária a utilização de fios, que serão utilizados para conduzir energia e informações, em caso de utilização das portas digitais. Os fios são geralmente feitos de um material condutor (em geral, o cobre é utilizado, devido à sua relação custo/benefício) cobertos com plástico, borracha ou algum outro material isolante.

Existem três tipos de materiais: o condutor, o isolante, e o semicondutor. Abaixo, segue uma breve explicação dos três tipos.

Condutor: A 0K (0 Kelvin), o material não apresenta sua banda de valência totalmente preenchida por elétrons, ou ainda, apresenta sua última banda totalmente preenchida, mas com uma sobreposição com a próxima banda. Em outras palavras, os elétrons conseguem se movimentar facilmente da banda de valência para a banda de condução.

Isolante: Apresenta sua banda de valência totalmente preenchida, sem sobreposição com a banda seguinte. Além disso, para ser considerado isolante, é necessário que o material tenha uma banda proibida de valor considerável, de tal forma que seja improvável que o elétron consiga adquirir energia o suficiente para passar para a banda seguinte. Por isso, é necessária uma quantidade muito alta de energia para que os elétrons passem da banda de valência para a banda de condução.

Semicondutor: É um caso a parte do material isolante. À temperatura de 0K, ambos os materiais – isolante e semicondutor, são isolantes, devido ao total preenchimento da banda de valência. No entanto, um material semicondutor possui uma banda proibida de menor valor se comparado a um material isolante. Ao aumentarmos a temperatura para acima de 0K (ou seja, fazer com que o material receba calor, que também é uma forma de energia), alguns poucos elétrons adquirem energia o suficiente e conseguem partir para a banda de condução. Agora, temos um material que conduz eletricidade, pois possui uma banda de valência que possui alguns espaços, e uma banda de condução que não mais está totalmente vazia. Devemos levar em consideração que, a condutividade do material ainda é reduzida, pois a banda de valência ainda está quase preenchida, e a banda de condução está quase vazia. Em um material isolante, tal situação não acontece, a não ser que se eleve muito a temperatura (energia térmica), conforme dito anteriormente.

Fonte:


Confira aqui o vídeo: #Day 7!



←  Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário