terça-feira, 31 de maio de 2016

#Day 2

Infelizmente, o módulo utilizado não funcionou como o esperado, fazendo com que o projeto tenha a seguinte alteração: Alternativamente, utilizaremos o infravermelho, de forma temporária para a recepção dos dados via controle remoto.

A radiação infravermelha são ondas de comprimento de 1 milímetro até 700 nanômetros, e, portanto, não visíveis para o olho humano. É uma radiação não ionizante, por isso, sem efeitos danosos. No espectro de luz (tendo em vista o aumento no comprimento de onda), está localizado depois da luz vermelha (isso explica o seu nome). Apesar de não poder ser vista, a radiação infravermelha pode ser notada no corpo em forma de calor.


A luz infravermelha também pode ser utilizada para a transferência de dados entre dispositivos. O controle remoto de televisão, por exemplo, utiliza esta tecnologia. Em nosso projeto, utilizaremos este mesmo princípio para comandar o Arduino. O controle remoto envia para o módulo infravermelho, que está conectado ao Arduino por meio de uma protoboard, números binários de 32 bits, os quais poderão ser convertidos e exibidos na tela em hexadecimal, decimal ou até mesmo sendo exibido somente o binário, podendo assim, serem utilizados para a programação (visto que cada tecla está associada ao seu respectivo número binário).  

  
Confira aqui o vídeo: #Day 2!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

#Day 1

Sejam bem-vindos ao blog do Project Osíris!

O projeto está em andamento e encontra-se em seu primeiro dia, no qual ocorreram as montagens iniciais, bem como os primeiros testes. O foco neste dia foi para os testes com o módulo que opera com a tecnologia Bluetooth.

Bluetooth é o nome dado a uma tecnologia sem fio, que funciona por radiofrequência de ondas curtas, consumindo pouca energia, sendo baseado em microchips transmissores. Permite a transferência de dados entre diversos dispositivos, tais como: celulares, vídeo games, câmeras digitais, entre outros. A tecnologia Bluetooth tem por objetivo facilitar a troca de informações entre dispositivos.

O seu alcance varia de acordo com sua classe:
Classe 1: alcance de 100 metros / potência máxima de 100 mW (miliwatt) (20 dBm – decibel milliwatt).
Classe 2: alcance de 10 metros / potência máxima de 2,5 mW (4 dBm).
Classe 3: alcance de 1 metro / potência máxima de 1 mW. (0 dBm).

A taxa de transmissão de dados varia de acordo com a versão utilizada:
Versão Taxa de transmissão
Versão 1.2 1 Mbit/s (Megabits por segundo). (Obs: 1 Megabit = 26 bits)
Versão 2.0 + EDR 3 Mbit/s
Versão 3.0 24 Mbit/s


Em nosso projeto, o módulo Bluetooth terá a função de receber os comandos por meio de um aplicativo instalado em um smartphone Android, fazendo com que o Arduino execute os comandos aos quais foi designado por meio de um programa.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O que é?

    O Project Osíris consiste na construção de um de carro em uma versão miniatura, com diversas funções, tais como:
  • Som Bluetooth
  • Faróis Dianteiros
  • Lanterna de Posição Traseira
  • Lanternas Indicadoras de Direção
  • Lanterna de Marcha Ré

     Com vistas à demonstração e exploração das mais diversas funcionalidades que a plataforma Arduíno pode proporcionar ao usuário.


←  Anterior Página inicial